Uma experiência incrível: Mergulho de flutuação no AquaRio


Então galera, como vocês sabem, sou bióloga e mergulhadora. A novidade nesse texto é que estou fazendo parte de um projeto incrível, o mergulho no tanque oceânico do AquaRio. Inclusive, sou eu e meu colega de profissão, Renato, que levamos os convidados para experimentar essa nova aventura.

Realizar uma atividade de flutuação pode ser tão maravilhoso quanto mergulhar de cilindro, mas para isso, é necessário optar por um lugar de águas tão nítidas que consiga observar tudo ao seu redor, um lugar com uma rica biodiversidade e com toda segurança necessária. E a boa noticia que existe um lugar que une esses três pontos e ele se localiza bem no meio da cidade do Rio de Janeiro! Logo ao lado do centro da cidade, pertinho do aeroporto Santos Dumont e do Porto, no AquaRio. Quer conhecer o maior painel de grafite do mundo? Aproveita e vá a pé mergulhar no maior aquário marinho da América do Sul, é tudo pertinho e ainda tem acesso fácil de VLT. Além disso, a localização é ótima para quem está passando rápido pela cidade ou não conhece muita coisa por aqui.




A ATIVIDADE| Imagina ter a oportunidade de conhecer o AquaRio da forma mais original possível, por dentro, observando mais de 50 espécies diferentes de raias, tubarões e peixes. Imagina se sentir dentro de um cardume, observar uma raia chita passando do seu lado ou um tubarão nadando no mesmo lugar que você. Além de ser uma atividade prazerosa e de entretenimento é, também, rica em conhecimento, troca e descoberta. Conseguimos unir lazer, entretenimento e diversão com educação ambiental e conservação.

COMO É O MERGULHO? Tudo começa com seu agendamento, você pode agendar pelo site ou direto na bilheteria do AquaRio. No dia e horário agendado, a Melina, nossa recepcionista, irá recebê-los no lobby, é só aguardar próximo ao banner de mergulho. Quando chegar na área de mergulho, terá três etapas antes de entrar na água:
  • Primeiro terá que preencher um termo de responsabilidade.
  • Segundo um de nós irá passar todas as informações necessárias, utilizando um slide bem explicativo e didático, momento certo para tirar qualquer dúvida e conversar um pouquinho sobre sua relação com o mar e a vida marinha.
  • Terceiro iremos vestir as roupas de mergulho e nos equipar


Após se vestir, teremos um momento já na água que chamamos de aclimatação, é o momento onde testamos todos os equipamentos em você, é quando vamos ajustar a máscara para evitar que entre água e iniciar um pequeno teste de como será a flutuação, para que você se sinta tranquilo e relaxado e, por fim, seguro de tudo que está utilizando, iremos iniciar a atividade. Já na água, os 10 primeiros minutos são de observação absoluta, geralmente é o primeiro impacto e todo mundo deseja só observar cada detalhe com todo cuidado e atenção. Depois iniciamos uma pequena aula, compartilhamos curiosidades sobre os animais e sobre o convívio entre eles no tanque.



Ao final, podemos tirar qualquer dúvida que surgir e bater um papo sobre o que vocês acharam, é muito importante pra gente escutar de vocês como foi a atividade. Tivemos uma longa fase de testes e verdadeiramente queremos sua opinião.  Aos poucos, acabamos implementando muitas sugestões de quem passou por lá e aperfeiçoamos demais a atividade, queremos ter sempre esse vínculo e abertura com os participantes, por isso, ao final do mergulho enviamos um feedback e desejamos que construam sempre uma atividade ainda melhor junto com a gente.



O QUE PRECISO PARA MERGULHAR? O Tanque tem sete metros de profundidade e 3,5 milhões de litros d’água. A idade mínima para realizar a atividade é de 12 (doze) anos, com autorização dos responsáveis legais. Não é necessário saber nadar ou ter credencial de mergulho, em nenhum momento há imersão no tanque.
  • É necessário levar:
  • Roupa de banho
  • Toalha
  • Para quem tiver cabelo longo, presilhas para prender cabelo
  • É indicado levar:
  • Produtos de higiene pessoal (se quiser tomar banho)
  • Câmera ou celular
  • Acessórios a prova d’água para câmeras e celulares
  • O que NÃO pode:
  • Chinelos e sapatos abertos (obrigatório uso de sapato fechado na área de mergulho)
  • Mergulhar usando óculos


POR QUE MERGULHAR? É muito importante existir uma atividade como essa, ainda mais em uma cidade tão próxima da biodiversidade marinha como o Rio, acreditamos que é a partir da aproximação do homem com a fauna marinha que construiremos a ideia de pertencimento. Muitas vezes saímos de momentos como esse, nos questionando sobre a importância da conservação ambiental. É imerso a natureza que o ser humano se percebe parte do todo. É mais que falar, é fazer perceber. Além de ser um desafio para se perder medos criados como, por exemplo, o de tubarão, que é um medo gerado muitas vezes por filmes onde eles são colocados como vilões dos mares. Na flutuação, você vive uma experiência próxima deles desmistificando essa ideia. Se tem um vilão dos mares, esse vilão somos nós humanos.

Esperamos que existam mais atividades que aproximem o homem a natureza, pois faz muito sentido a ideia de conhecer para conservar, e possui ainda mais significado a educação ambiental integrada ao turismo.




QUANTO? R$250,00 (não inclui visitação ao AquaRio, somente acesso a área de mergulho)

POLEMICAS| Muitas pessoas me questionam sobre animais em confinamento, confesso que no início da faculdade, era radicalmente contra, até entender melhor que existem diferenças de tratamento de lugar para lugar. Hoje costumo dizer que “existem zoológicos e zoológicos”, assim como diferentes aquários. Quando o local possui preocupação, cuidado e respeito com a vida, leva como legado a educação ambiental que é atuante e forte na instituição, além de colaborar com pesquisas, ele pode contribuir também para o meio ambiente de forma positiva. Sem contar que existe uma quantidade enorme de animais que estão na lista de espécies ameaçadas no AquaRio e já houve reprodução espontânea, imagina se essas espécies se extinguem de vez do ambiente natural? É a reprodução no aquário que pode trazê-la novamente a natureza. Projetos de reintrodução da fauna marinha podem ser colocados em pratica no futuro.

Para mais informações, tudo o que você precisar saber sobre a atividade pode ser encontrado no site oficial do AquaRio, e também estou disponível nas redes sociais do blog para conversar mais sobre o mergulho e esclarecer qualquer dúvida! 


Agradecimentos especiais a todos os meus amigos (e também aos seguidores do blog) que foram prestigiar meu trabalho desde a abertura deixando o ambiente mais divertido e colaborando para aperfeiçoamento da atividade. Vocês são tão lindos que ilustraram esse post enchendo de alegria!


You Might Also Like

0 comentários

C A B E + D O I S


Compartilhando amor e experiências!