Os Fortes de Fernando de Noronha

Fernando de Noronha é um arquipélago repleto de histórias, desde antes da época do Brasil colônia até os dias de hoje, não é atoa que muitos amantes de geografia, história e geologia ficam de boca aberta com os mistérios e curiosidades que esse lugar abriga.

Existiam muitos fortes na ilha de Fernando de Noronha, o medo de invasão fez com que os portugueses construíssem muitos deles, atualmente, andando pela ilha, encontramos diversos canhões e grandes muros. Existem muitas fortificações que ficaram cobertas de vegetação ou não resistiram com o tempo, mas a ilha ainda mantém três fortes que são mais evidentes e visitados, são eles:


  • FORTE DOS REMÉDIOS


É o forte mais conservado da ilha inteira, ele está localizado no alto, grande e imponente. A arquitetura é encantadora, com muitas rampas e escadas, muros de diferentes tamanhos. O mais incrível é a paisagem que se tem do alto do forte. É possível ter uma visão em 360 graus, onde observamos muitas praias, ruas, a vila dos remédios, as grandes formações rochosas... Sem dúvidas, o forte mais bonito de Fernando de Noronha.

Vez ou outra, acontece o projeto musical chamado "Música no Forte", um show de música. Tive a oportunidade de presenciar o show de violino e foi maravilhoso, o forte estava com luzes de diferentes cores e, com isso, pude conhecer ele a noite e perceber que é lindo tanto na luz do sol como na luz da lua.

O Forte dos Remédios é administrado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e está aberto ao público, sem limite de horário para a visitação e com entrada gratuita. É uma das belas atrações da ilha e não pode ficar de fora de seu roteiro.



Como chegar? No canto direito da parte baixa do largo em frente à Igreja de Nossa Senhora dos Remédios, começa a trilha que sobe até o forte. Quando avistar uma rampa de estrada de pedras e um corrimão de corrente fechando o caminho, é sinal de que encontrou a entrada do forte. As correntes são para evitar que carros subam, o acesso é obrigatoriamente feito a pé.



São apenas cerca de 200 metros de subida. O horário de visita mais concorrido é o final da tarde, porque o pôr do sol lá no alto é realmente devastador de tão belo.


  • FORTE DO SUESTE


O Forte do Sueste é, atualmente, apenas um canhão com uma placa de explicação, porém nem pense em deixar de fora do seu roteiro, pois o visual que se tem do mirante do Sueste, que fica no mesmo lugar do forte, faz valer E MUITO a pena a caminhada até lá, que também pode ser feita de carro até um ponto e depois seguindo uma pequena trilha.

Além disso, o lugar também conta com uma caverninha muito fofa, onde você pode sentar na sombra e observar um pouco o visual. Recentemente, levei meus amigos para conhecer o Mirante do Sueste e escutei de todos eles que era o visual mais incrível de Fernando de Noronha. Eu realmente acho um dos visuais mais lindos da ilha, mas ainda não consegui eleger o mais bonito... Do mirante é possível ver o Morro do Chapéu, Ilha Cabeluda, Morro da Madeira e Morro do Frade.

Chegando até esse lugar, você pode esticar a caminhada voltando um pouco na trilha e pegando a trilha da direita para conhecer a Pontinha Caracas, um lugar bem selvagem e repleto de aves marinhas voando e se alimentando. No dia que visitamos a Pontinha, ficamos muito tempo observando os mergulhos das aves em busca do alimento, enquanto as outras tentavam roubar o alimento da boca da que pegou o peixe.


Como chegar? Caso vá de ônibus, é só descer no Sueste e seguir andando como se estivesse voltando pelo percurso do ônibus, entrar na primeira entrada do seu lado esquerdo que tem a placa escrito Praia do Leão. Depois é só seguir direto até a bifurcação, onde você irá para o lado esquerdo, sendo inverso da Praia do Leão, e mais a frente, terá uma trilha esquerda que é a do Mirante e Forte do Sueste, e uma a direita, que é a da Pontinhas Caracas.

Caso vá de carro, é só virar a direita antes de chegar na praia do Sueste, já bem próximo a praia, e seguir o mesmo caminho que expliquei para quem vai a pé.


  • FORTE DE SANTO ANTÔNIO


O Forte de Santo Antônio é repleto de lindas ruínas, para quem gosta de visitar lugares históricos e contemplar a natureza, é o lugar perfeito, já que ele fica na grama e é de frente para a Praia do Porto. A visão que se tem é do mar repleto de barquinhos.

Também é um dos meus lugares favoritos para ver o pôr do sol, e poucas pessoas param por alí para apreciar, só quem reserva um tempinho para esse forte é que consegue descobrir a beleza desse lugar. O Forte de Santo Antônio fica localizado próximo à capelinha de São Pedro, entre a Praia de Santo Antônio (Praia do Forte) e o Mirante do Air France.

Como chegar? Para quem vai de ônibus, é só descer no ponto final da praia do Porto, já para quem vai de carro, tem como estacionar em frente ao forte e parar um pouco para curtir o lugar. O horário de visitação dessa fortificação é livre.

DICA| Quando for visitar as fortificações, não esqueça o repelente. Vá em dias separados, visite cada um deles com sua "casadinha". Exemplo: Visite o Forte do Sueste quando for no Sueste e/ou na Praia do Leão. Se for ficar nos fortes até depois do pôr do sol, leve uma lanterna para caminhar com mais segurança na volta.

4 comentários:

  1. Que lugar lindooo <3 Está na minha lista de roteiros BR, e seu post colocou mais alguns pontos no meu tour kkk

    Beijos,
    Chrisspey <3

    ResponderExcluir
  2. Um dos meus sonhos ebir a Noronha, mas por motivos financeiros sempre deixo para depois mas depood desse posts tão bem elaborado sobre os fortes que so conheço de fotos preciso ir lá e tirar minhas próprias fotos.amei seu posto e me inspirou ainda mais a visitar esse lugar.

    ResponderExcluir
  3. Meu sonho de consumo é conhecer Fernando de Noronha, essas imagens só me fizeram sonhar mais com o lugar.
    As fotos estão maravilhosas!
    Bjinhos,
    www.prosaamga.com.br

    ResponderExcluir
  4. Meu sonho de princesa conhecer Fernando de Noronha!! Adorei as fotos e as informações, com certeza vou colocar no meu roteiro de viagens quando for visitar um dia!


    Xoxo,
    Abby
    Blog Linhas Tortas

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.