Trilha do Morro São José e sua piscina natural



A piscina natural do Morro São José é um dos imperdíveis atrativos naturais de Fernando de Noronha, se trata de uma grande piscina com água transparente e um paredão surreal de rochas. A piscina é tão encantadora que parece ter sido desenhada a mão.

O LUGAR| O Morro São José é uma ilha secundária, é a única onde é permitida a visitação pública. A trilha começa a partir do Air France, onde ocorre o encontro do mar de dentro com o mar de fora, perto do Porto. É preciso realizar agendamento prévio no Centro de Visitantes do Parque. A visita é realizada até a piscina, e o acesso ao forte não é permitido.

A trilha para a piscina natural do Morro São José pode ser realizada a nado ou a pé, mas eu digo e repito: Façam essa trilha a nado! A grande beleza desse passeio também está no caminho percorrido, por isso que ao mergulhar no mar, seguindo para a piscina, você encontra uma diversidade de algas, recife de corais, peixes e muitas tartarugas marinhas.


A TRAVESSIA| Impressionante de tão linda, a piscina natural do Morro São José é muito bonita, mas não abriga muita vida marinha, então aproveite esse caminho de travessia.
Tive a oportunidade de ir caminhando e a nado, caminhando só vale a pena caso seja necessário levar algo que não deva ser molhado, como o celular, mas até para esses casos, recomendo comprar uma capa protetora e ir nadando mesmo, até porque as pedras no caminho são bem escorregadias, não é agradável fazer essa travessia de chinelo, terá que ir de tênis e, mesmo assim, pode escorregar em alguns momentos.

DICA| A travessia a pé só é possível na maré baixa, quando expõe uma estreita faixa de pedras que possibilita a travessia até a piscina. Para ir a pé, a maré deve estar até 0.3, mas como é uma trilha agendada no próprio centro de visitantes, quando for agendar, eles irão te avisar os dias em que ela pode ser realizada a pé, e o agendamento também dependem do número de vagas, por isso, é extremamente aconselhável ir direto ao centro de visitantes assim que sair do aeroporto, pois dependendo da data, pode ser que não tenha vaga para os dias que você estará na ilha. As vagas são limitadas a um número máximo de visitantes ao dia e costumam ter filas, já que o agendamento abre apenas 4 dias antes ao dia marcado.




GUIAS| Agendem o passeio com um guia bem recomendado para terem certeza de que estarão em segurança. Existem casos de guias que insistiram para atravessar, mesmo com onda batendo na pedra, e uma das turistas acabou se machucando. Busque sempre recomendações de guias e sigam as instruções deles.

Caso realize a travessia a pé, é importante ficar atento ao tempo em que é possível aproveitar a piscina. Os horários são repassados aos visitantes pelo funcionário que estará recepcionando no ponto de partida (o Air France), essa atenção é necessária justamente para que a volta a pé seja tranquila, antes que a maré volte a encher.




Já a travessia a nado, pode ser realizada na maré acima de 0.3, desde que o mar esteja calmo e apesar de ter menos restrições, também depende de condições naturais, podendo ser cancelada no mesmo dia caso o mar esteja agitado demais. Para a travessia a nado, é OBRIGATÓRIO a contratação de um guia, pois ele tem experiência para realizar o caminho com toda segurança necessária.

Ao chegar próximo ao morro, é preciso ter bastante calma e cautela para esperar a sequência de ondas diminuírem para subir nas pedras. Sendo necessário tirar a nadadeira para facilitar a subida. São aproximadamente 20 minutos de travessia  até o Morro São José, e uns 5 minutos de caminhada até a piscina.




AGENDAMENTO| São 16 pessoas agendadas por dia e cada grupo vai em um horário, caso você chegue em um bom horário, pode acabar tendo a piscina natural só para você, geralmente o tempo de permanência na piscina é de 40 minutos, mas pode variar, pois depende da maré e do horário estipulado pelos funcionários do ICMBIO.

Funcionamento: consultar e agendar Centro de Visitantes do Parque.




O QUE LEVAR? Como a trilha é pelo mar, você não pode levar muita coisa. Deixem as bolsas no banco, encostadas ali mesmo onde fica o funcionário do ICMBIO, ou no carro, em Noronha é tranquilo deixar as coisas nos lugares e voltar, tudo estará no mesmo lugar.

É obrigatório Máscara de mergulho e snorkel.
É obrigatório Nadadeira.
Recomendado levar colete para quem não sabe nadar ou cansa com facilidade no mar.
Recomendado levar sapatilha de mergulho, tênis, ou até mesmo chinelo para passar pelas partes de pedra, o chinelo apenas se sua travessia for a nado, que o percurso de pedras é pouco, se realizar a pé vá de tênis.
Recomendado levar Câmera fotográfica à prova d’água, ou com bolsa a prova de água e super recomendado levar uma bolsa estanque para levar suas coisas sem molhar nada.

OBS: Caso não tenha equipamento de mergulho, existem muitos lugares em Noronha que alugam.

Finalizando esse post, eu digo que caso tenha que escolher apenas poucas trilhas para fazer em Noronha, não deixe de realizar essa!  É uma experiência maravilhosa e diferente, que dificilmente você fará em outro lugar!

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.