Entenda Fernando de Noronha: O que é Mar de Fora e Mar de Dentro?


Quando você chega em Fernando de Noronha e começa a pesquisar sobre trilhas, praias e passeio de barco, é normal escutar duas expressões: Mar de Dentro e Mar de Fora.

Isso porque o arquipélago é dividido entre duas costas, o "Mar de Dentro" que é popularmente conhecido como a parte da ilha voltada para o Brasil, mas que na verdade esta voltada para o norte, e o "Mar de Fora" que é voltado para o continente africano.

É claro que essa divisão é uma questão bem peculiar da ilha, pois é de se encontrar algumas diferenças relevantes entre esses dois lados, dessa maneira, os moradores, pesquisadores e turistas podem caracterizar melhor essas diferenças as nomeando, mas tudo faz parte do mesmo Oceano Atlântico.


Ao pegar o mapa da ilha, você pode observar que existe uma marcação em vermelho que mostra a divisão entre esses dois mares. A maioria da praias do Mar de Dentro fazem parte da APA que é a Área de Preservação Ambiental, já a maioria das praias do Mar de Fora fazem parte do PARNAMAR, que é o Parque Nacional Marinho, com exceção da Praia do Sancho, Baía dos Porcos e Baía dos Golfinhos que estão no mar de dentro porém fazem parte do Parque.


Enquanto o Mar de Dentro é normalmente mais calmo, de águas que costumam ser mais paradas e tranquilas, o Mar de Fora é normalmente mais agitado e selvagem, é nele que encontramos uma biodiversidade marinha ainda maior.

Praias do Mar de Fora | Praia do Leão, Ponta das Caracas, Baía Sueste, Praia de Atalaia, Enseada da Caieira, Buraco da Raquel, Ponta da Air France.

Praias do Mar de Dentro | Baía e Porto de Santo Antônio, Praia da Biboca, Praia do Cachorro, Praia do Meio, Praia da Conceição ou de Italcable, Praia do Boldró, Praia do Americano, Praia do Bode, Praia da Quixabinha, Praia da Cacimba do Padre, Baía dos Porcos, Baía do Sancho, Baía dos Golfinhos ou Enseada do Carreiro de Pedra, Ponta da Sapata.

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.