Como se locomover em Fernando de Noronha



É em Fernando de Noronha que encontramos a menor BR do Brasil, a BR 363, que corta a Ilha de ponta a ponta do Porto até o Sueste, e possui apenas 7 km, mas provavelmente você não irá sair por aí caminhando e conhecendo tudo a pé, até porque, já terão muitas trilhas e caminhadas para chegar aos atrativos naturais.

Dependendo de onde se hospedar, poderá realizar alguns passeios a pé, porém muita gente me pergunta qual transporte eu indicaria para transitar por essa linda ilha. Aqui em Noronha, temos buggy e moto para alugar, e também transportes como ônibus e taxi. Seu meio de locomoção pode depender do passeio que irá fazer ou do seu tempo de permanência na Ilha.


Como estou vivendo como moradora, me viro bem alternando entre ônibus e carona, e acredito que um turista econômico e bem planejado consegue fazer muitos passeios desse jeito. Para começar, é só ter em mente que existem dois ônibus circulando ao mesmo tempo, porém em sentidos opostos, e que eles saem dos seus respectivos pontos finais de 30 em 30 min. Então, se você for pegar um ônibus do Sueste (um dos pontos finais), se planejar é uma ótima opção, basta prestar atenção no relógio, por exemplo, ao invés de sair da praia 11:35, saia 11:30 ou 11:00, para não precisar esperar o ônibus e perder um tempo em que poderia estar se divertindo.  Se programando direitinho dá para fazer muitas coisas de ônibus.

BUGGY E MOTO| Já para os que não querem descer no ponto de ônibus e caminhar até a entrada dos atrativos, preferem uma maior independência e comodidade, a melhor opção será alugar um buggy ou uma moto, porém o aluguel e a gasolina irão encarecer um pouco mais sua viagem. Em caso de poucos dias na Ilha, é o melhor a se fazer. Lembrando sempre que se trata de estradas com pouca infraestrutura, então, saber dirigir bem é fundamental. O aluguel do Buggy fica em torno de 300 reais por dia.


BICICLETA| Uma opção mais viável quando o passeio que será realizado segue o maior trajeto pela BR e entra por pouco tempo nas estradas de terra, já que na BR também encontramos descidas e subidas, mas na estrada de terra, fica mais difícil de pedalar devido às pedras soltas e buracos no caminho (o que também pode acarretar em danos a sua bicicleta). Fora que é mais difícil encontrar uma bike adaptada para esse tipo de estrada, geralmente, são disponibilizadas bicicletas mais comuns apenas com marcha, sem amortecedores e outros apetrechos para estradas como as da ilha. Algumas pousadas disponibilizam a bike e outros alugam.

Única foto que temos de um táxi hahaha
TÁXI| Boa opção para bairros mais urbanos, como Vila dos remédios, mercado poti e Porto onde é mais provável ter sinal de celular, já que os táxis trabalham com radio táxi e não é sempre que você irá encontrar um carro circulando pela ilha, o motivo é simples: a gasolina é cara e eles acabam circulando somente pela BR, dificilmente entram nas estradas de terra sem ter uma chamada de passageiro. Existe um número na central de radio táxi que chama pra você o táxi mais próximo da sua localização, mas a dificuldade desse transporte é justamente não conseguir falar no celular em determinados pontos como Atalaia, Abreus, Praia do Leão, entre outros. Você acaba dependendo do sinal da sua operadora de celular. Outro ponto que pode pesar na decisão é que o valor mínimo cobrado é de 30 reais, independente do percurso que será feito.

Foto pela amiga e fotógrafa @PatriciaLindoso 
A PÉ| Uma boa opção é ir a pé para os lugares mais próximos de sua hospedagem, além de ser super viável em Noronha e, caso realmente tenha tempo livre, seguir seu caminho andando e conhecendo os bairros, acaba sendo uma ideia bem divertida. Você também pode tentar pedir carona para chegar em locais mais distantes, a carona é comum em Noronha, principalmente dos moradores e quem esta com buggy. Porem, saiba que você pode ficar bastante tempo esperando carona, afinal, tudo depende da boa vontade das pessoas e esse é um costume local e não dos turistas. Fica a dica, dê carona! Obs: Alguns carros como do ICMBIO e de pousadas são PROIBIDOS de darem carona, não levem a mal.


Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.