Mergulho em Fernando de Noronha: operadoras, valores e informações



Como boa mergulhadora que sou, acredito que deveria ser proibido ir para Fernando de Noronha e não mergulhar, acredite: a grande beleza de Noronha é submersa, e que beleza!

O arquipélago de Fernando de Noronha é considerado um dos lugares mais incríveis para se mergulhar no mundo e, no Brasil, é classificado como a capital do mergulho. Então se você está na ilha e nunca mergulhou de cilindro, corra para ter essa experiência no melhor lugar, faça um batismo urgente!


O MERGULHO| A biodiversidade e a visibilidade da água do mar de Noronha são espetaculares, sendo possível realizar um mergulho livre (apneia) e ver quase as mesmas coisas que se vê no fundo, porém mergulhar de cilindro é uma experiência única. Se trata de esquecer por instantes da superfície e se transportar por inteiro para outro mundo, tranquilo e repleto de cores e vida.

Mergulho em apneia
As águas são quentes, em média 27º C, e existe mais de 24 pontos de mergulho que apresentam condições excepcionais de visibilidade o ano inteiro.


Até hoje, tive a oportunidade de mergulhar nos seguintes pontos: Buraco das Cabras, Cagarras Funda, Cagarras Rasa, além de Cabritos, Buraco do Inferno, Caieiras, Ressurreta, da Ressurreta para o canal e da Ilha do Meio para Ressurreta.

A cada mergulho me surpreendo mais com as imponentes formações rochosas que formam paredões de corais, uma fauna marinha diversa, muitas espécies de peixes, tubarões, golfinhos, tartarugas, polvo, entre outros.

Mergulhando com um tubarão lixa embaixo de mim
A meta é continuar mergulhando aqui até estar apto a conhecer a corveta do Ipiranga, um dos naufrágios mais bonitos do mundo, um navio inteiro onde é possível penetrar, que fica a aproximadamente 60 metros de profundidade. Esse é um mergulho que exige cursos específicos de mergulho.

COM QUAL OPERADORA REALIZAR O MERGULHO? Existem apenas três operadoras que realizam o mergulho batismo (para quem nunca mergulhou) e/ou credenciado, com saídas de barco no porto.


ATLANTIS
Onde? Praça do Cruzeiro, s/n - Vila dos Remédios, Fernando de Noronha (Distrito Estadual) – PE.
Horário de funcionamento? 9h até as 20h
*Até então não tive a oportunidade de mergulhar com eles para falar um pouco mais sobre o serviço.


ÁGUAS CLARAS
Onde? Alameda do boldró, s/n - vila do boldró, Fernando de Noronha (Distrito Estadual) – PE.
Horário de funcionamento? 7h15 min até as 21h
*Minha atual vizinha, mergulhei com eles apenas uma vez.


NORONHA DIVER
Onde? Terminal Turístico do Cachorro - Vila dos Remédios, Fernando de Noronha (Distrito Estadual) – PE.
*Mergulhei 4 vezes com eles e estou realizando o curso de mergulho avançado com a operadora. Só tenho elogios, a operadora com mais nativos da ilha, uma galera atenciosa, simpática e muito responsável. Sem contar que o barco deles chama a atenção dos turistas, pois é o mais bonito, um barco todo estruturado para apreciar a paisagem durante o passeio.

Barco Noronha Diver e equipamentos
PROCEDIMENTOS| Toda operadora de mergulho irá pedir para você assinar a ficha médica e, caso não peça, exija explicação sobre as condições de saúde adequada para realizar essa atividade. É extremamente importante que você assine e marque com sinceridade cada detalhe da ficha, pois o mergulho scuba é uma atividade que exige muito cuidado e responsabilidade. Aproveite para tirar todas as suas dúvidas sobre sua saúde e saber se está apto a mergulhar de cilindro.

Da pra ir se aventurando em apneia antes de partir para o cilindro 
QUAIS HORÁRIOS? Os mergulhos em Noronha têm saídas pela manhã bem cedo e a tarde, é interessante entrar em contato com as operadoras com certa antecedência e marcar o melhor dia e horário para você. Para os credenciados existem mergulhos noturnos também.

VALORES| Os valores entre as operadoras com saídas de barco para pontos de mergulho pelo arquipélago são quase o mesmo, podendo variar pouco dependendo da temporada (alta ou baixa).

Lembrando que o ponto de mergulho é escolhido através das condições do mar, apenas no dia do mergulho, já a profundidade varia de acordo com a experiência ou não do mergulhador.

Batismo: aproximadamente R$ 570,00
Credenciado: aproximadamente R$ 490,00

Equipamentos de mergulho
PRECISO TER EQUIPAMENTO? O QUE LEVAR? Leve seu equipamento básico de mergulho, caso tenha (máscara e nadadeira), só a nível de sua afinidade com um equipamento que já está acostumado a usar. Caso não tenha o equipamento, não se preocupe, o valor do mergulho já inclui tudo.

Leve água e um lanche, no barco eles oferecem água e uns docinhos como paçoca e pirulito, mas vale a pena ir preparado e levar sua garrafinha e snack.

ATENÇÃO| Não deixe o mergulho nem para o primeiro e nem para o último dia de sua viagem.  É recomendado esperar 24h entre o mergulho e o voo, eu como sou metódica, aconselho 48h, pois a questão do nitrogênio residual depende muito do corpo de cada indivíduo. Questão de saúde mesmo!

8 comentários:

  1. Admiro muito quem mergulha, eu tenho aflição. Seu post é muito bom.

    ResponderExcluir
  2. Lindas imagens, gostaria de saber mergulhar, no fundo do mar temos um mundo inteiro, cheia de vida e beleza.

    ResponderExcluir
  3. BOM DI, COMO VAI?
    eU GOTSEI BASTANTE DAS DICAS
    ACRETIDO QUE REALMENTE O NORDESTE TEM MUITAS COISAS PAR VISITAR

    ResponderExcluir
  4. Fernando de Noronha é maravilhoso e adoraria conhecer. Fazer um mergulho em um lugar como esse deve ser inesquecível. Adorei as fotos. bjs Verônica Alves

    ResponderExcluir
  5. Meu sonho mergulhar em Noronha eu já mergulwme aqui em arraial do cabo no RJ e já foi sensacional.Acho que vou algumas das suas dicas quando for a noronNo.bjs

    ResponderExcluir
  6. Eu tenho pavor de nadar, mergulhar então, nossa..
    Mas admito que acho lindo e queria muito conseguir fazer e ver de pertinho estas maravilhas.

    Mas meu marido sonha com um passeio destes, vou mostrar seu post para ele, com certeza vai ser ótimo para ele se informar.

    ResponderExcluir
  7. Que sonho mergulhar, aínda não tive esse privilégio 😍😍

    ResponderExcluir
  8. Nossa que incrível, eu admiro muito quem mergulha, tenho uma vontade imensa, Fernando de Noronha é realmente uma cidade maravilhosa.

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.