Atacama e suas histórias: Walking Tour em San Pedro


Além das paisagens incríveis e tudo o que esse deserto pode proporcionar em belezas naturais, ele também é cheio de histórias que precisam ser contadas e compartilhadas por aí! E se tem uma coisa que nós amamos fazer quando viajamos, essa coisa é conhecer a história do povo local, sua política, lendas e tudo mais que for possível.

Fazemos parte de uma minoria de viajantes que querem conhecer o local que passam com uma visão além do ambiente turístico normalmente conhecido, e olha, a gente se diverte, aprende e evolui muito com essa postura. Por isso, queremos passar adiante.

Bar na esquina das duas ruas principais: Caracoles e Toconao
O TOUR| Tudo se trata de um projeto da guia Priscila Morales chamado "Tours4Tips", onde a ideia é o turista pagar no final o que ele achar que aquele tour merece!

Conhecemos o Walking Tour em nosso hostel, pegamos o panfleto de divulgação na entrada e ficamos animadíssimas para fazer o passeio. Você ainda pode optar entre dois idiomas: espanhol e inglês.

O ponto de encontro é na praça principal de San Pedro de Atacama, a Plaza de Armas e olha que legal: eles ficam no meio da praça no horário marcado usando uma camiseta listrada em vermelho e branco igual o Wally. Encontramos fácil e nos apresentamos e pontualmente seguimos caminhando pelas ruazinhas e dando início ao tour.

Plaza de Armas (ponto de encontro)
HISTÓRIAS| Começamos na igreja, aprendendo sobre a arquitetura, a forma como as casas são construídas todas com barro e água, os desenhos nas paredes... Foram cerca de 40 minutos ouvindo histórias do povo Licanantay e o Kunza (idioma local), suas plantas mágicas, coca, rica rica, astronomia, o cemitério da cidade e os pois pontos que mais gostamos: a guerra com a bolívia e as lendas indígenas.

Detalhes feitos a mão nos portões 
Na tradição, dizem que as montanhas têm vida própria e foram criadas por Pachamama (Mãe Terra) para proteger o mundo, por isso, ao fazer um brinde, eles criaram a tradição de jogar um pouco da bebida no chão oferecendo a mãe terra. Os vulcões também ganham suas histórias de amor, família e proteção, são tidos como guardiões e o protetor do Atacama se chama Licancabur que, em kunza, significa montanha do povo (lickan é povo e ckabur, montanha).

A história é contada através da arte
LENDAS| Priscila, nossa guia, contou a lenda da rapoza em que os indígenas diziam que alí onde hoje é San Pedro de Atacama, existia uma rapoza cheia de fome e os passarinhos prometeram levá-la aos céus para se alimentar, mas que ela apenas faria uma refeição e voltaria ao chão pois aquele não era seu lugar, então ela aceitou, foi levada pelos pássaros ao céu onde foi servida por um banquete tão grande e gostoso que se recusou voltar ao chão. Sendo assim, o tempo dela se esgotou e ela caiu, explodiu e teve comida e rapoza para todos os lados, os pássaros choraram e, com isso, toda aquela comida no chão se transformou em horta. Por isso que, aquela parte de um deserto inteiro, é a única com terra fértil.

Galeria de artesãos 
MAIS INFORMAÇÕES| Se tiverem tempo, vale muito a pena fazer o passeio! O tour acontece todos os dias com saídas em dois horários e dois idiomas diferentes, inglês ou espanhol.

Quanto custa? Você paga o quanto quiser no final do tour.
Quando? Todos os dias
Horários? De manhã, 10h ou a tarde, 15h.

Contato e agendamento: info@tours4tips.com | www.tours4tips.com | +56 9 78996424

9 comentários:

  1. Sou uma viajante que adora conhecer a cultura loca, a história e o povo, muito interessante sua resenha e a maneira que encara uma viagem como aprendizado. Não conheço o Atacama, mais está na minha relação de desejos.

    ResponderExcluir
  2. Que tour divertido! Ia adorar conhecer o lugar, o artesanato, a cultura em geral. bjs Verônica Alves

    ResponderExcluir
  3. Achei interessante pagar o tour no final o quanto achar que valeu, gostei das histórias, o lugar é lindo

    ResponderExcluir
  4. um sonho de vida é conhece o chile
    fico babando em todas as fotos que vejo de la, acho lindo demais
    um otimo destino

    ResponderExcluir
  5. Ai que projeto maravilhoso, fiquei encantada pelo tour de vocês, e adorei as lendas e crenças que citaram no post.. Espero poder conhecer um dia ❤

    Beijos,
    Conta-se um Livro

    ResponderExcluir
  6. Eu já fui para o Chile, mas não deu para conhecer o Atacama. Morro de vontade. Com certeza quero voltar para conhecer o deserto ou fazer a Carretera Austral.
    beijos!
    www.espacogattena.com.br

    ResponderExcluir
  7. Que demais! Conhecer o Chile está definitivamente nos planos. Fico passada com pessoas que não dão valor aos nossos vizinhos, sabe? Existem países da américa do sul que valem sim a visita.
    Beijos
    www.cheiadeassunto.com

    ResponderExcluir
  8. Ahhh meu sonho!
    Com certeza tá na minha lista de lugares pra viajar.
    Adorei!!!

    ResponderExcluir
  9. Muito legal a dica do tour!
    Ainda não conheço o Atacama, mas está na lista.
    Com certeza vou seguir essa recomendação!

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.