[PRAIAS DE NORONHA] Praia do Leão, a união das águas azuis com a areia avermelhada

Praia do Leão
A praia do Leão é, sem dúvida, uma das praias mais bonitas de Noronha, e na opinião de muita gente, a mais bela paisagem do Arquipélago. Extensa, com um mar transparente de águas bem azuis e verdes, e areia avermelhada, é um dos visuais mais paradisíacos da Ilha. Geralmente com poucas pessoas, já que não é uma praia de mar calmo, o que possibilita a sensação de  estar em uma praia deserta.

Praia do Leão
É também uma das praias mais queridas pelas tartarugas verdes para desovar, no período de Dezembro a Maio. Ao caminhar pela faixa de areia, é possível observar as demarcações do projeto TAMAR nos locais de desova.

Com supervisão do projeto TAMAR, também é possível que os turistas vivenciem o momento em que as tartaruguinhas saem do ninho rumo ao mar. É uma experiência única e encantadora. Muitas aves também utilizam a praia do leão para construir seus ninhos, principalmente no próprio morro do leão e viuvinha, que ficam ao lado, formando um santuário delas.

Dia de parceria entre TAMAR e ICMBIO
CURIOSIDADE | Alguns dizem que a praia do Leão ganhou esse nome em função da formação rochosa dentro do mar, que se assemelham com um leão marinho deitado, outros falam que a fenda encontrada na ilha do leão faz um som similar a um rugido de leão. Pelo menos no ponto de vista de algumas pessoas. Eu particularmente caracterizo o nome pelo clima selvagem da praia, vai da imaginação de cada um.

Mirante da Praia do leão
COMO CHEGAR | Eu super indico realizar o passeio a praia do Leão junto com sueste, já que o acesso à praia do leão é por uma estradinha de terra próxima a praia do sueste. Olhando para praia do sueste, a entrada para a praia do leão se localiza na sua direita. Logo no inicio poderá observar um centro de pesquisa do Tamar. Seguindo essa estrada, encontrará a sinalização até a praia do leão, e levará apenas alguns minutos de carro ou a pé, fui a pé e aproveitei para admirar o mirante Caracas na volta.


DICA | Aproveite o mirante para praia do Leão um pouco, é muito lindo e vale esse tempo de observação. Observe a praia e sua formação, após isso, desça e curta cada canto dessa praia.
No mirante existem as evidências construtivas do Forte do Bom Jesus do Leão, com 13 canhões semi-enterrados. Tire uma foto do mirante, que tal? Tem uma casa de pesquisa do projeto TAMAR na faixa de areia, caminhe do início ao final da faixa de areia e perceba a beleza ao seu redor.


Entre na água com cuidado, não é recomendável o mergulho, por conta da correnteza. No canto esquerdo, durante a maré baixa, pode-se observar lindas piscinas cristalinas com recifes de corais, onde é proibido caminhar ou mergulhar, já que se trata de uma formação sensível, sendo muito importante que se respeite as regras do Parque Nacional Marinho, para não impactar o ambiente e os organismos vivos que ali vivem.

Leia também: Mergulho em Fernando de Noronha: operadoras, valores e informações


A Praia do Leão não tem nenhuma infraestrutura, por isso leve pelo menos uma garrafa de água com você. Essa é uma atividade muito legal para aqueles que gostam de animais. No geral, é bastante cansativo, mas ver de perto uma tartaruga num momento tão especial é uma oportunidade única. Também por causa das tartarugas, é proibido ficar na praia após as 18h, e sempre há um controle rígido para evitar qualquer acidente.

FUNCIONAMENTO | Das 8:00 às 18:30 horas

Leia também: Fernando de Noronha: Praia e Piscina do Atalaia

5 comentários:

  1. Noronha é o lugar perfeito para curtir.
    Tido lá é encantador!

    ResponderExcluir
  2. Realmente Noronha é um paraíso de tão lindo!!!

    ResponderExcluir
  3. Menina, que praia linda! e eu aqui nesse friozinho com o pé roxo de frio morrendo de vontade de entrar em uma das suas fotos hahah.. Gostaria muito de conhecer essa praia, parece ser um lugar tão calmo e tenho certeza que meu boy iria amar ver as tartaruguinhas <3 Valeu a dica!

    Beijos,
    Conta-se um Livro

    ResponderExcluir
  4. Pqp!! Desculpa mais o que dizer deste paraíso?!
    Sou louca para conhecer este lugar.
    Fotos incriveis você tirou. Arrasou!

    ResponderExcluir
  5. Maravilha de praia, deve ser divino ir para Fernando de Noronha e conhecer suas belíssimas raridades, lindíssimo o lugar.

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.