Atacama inesquecível: Geysers Del Tatio


O LUGAR | O Geysers del Tatio ficam cerca de 98km de San Pedro de Atacama e se encontram a 4.300 metros de altitude acima do nível do mar, enquanto San Pedro esta a 2.400 metros apenas, e é por isso que apesar de ser um passeio imperdível, requer um pouco mais de atenção.

Muitas pessoas deixam para realizar esse tour no último dia da viagem, quando já estão mais acostumadas com a altitude, assim, não sofrem tanto com dores de cabeça ou enjoos que podem acabar ocorrendo. É recomendado se alimentar bem e de maneira leve e não ingerir bebida alcoólica na véspera do passeio.

É importante ir bem agasalhado, mesmo sabendo que depois irá ficar mais quente, use e abuse do sistema de camadas, e quando a temperatura for aumentando, é só realizar o efeito cebola e ir tirando as camadas e guardando na van.

LEIA MAIS: O deserto do Atacama e nossa experiência como casal LGBT



O PASSEIO | Acordamos às 4 horas da manhã para nos arrumar, geralmente as vans partem bem cedo. Saímos às 5 horas da manhã do hotel e chegamos ao ponto principal em mais ou menos 1h, é necessário ir bem cedo pois é no amanhecer que o vapor é mais intenso e ocorrem os jatos de água fervente.

É importante chegar lá antes de o sol nascer para poder ver o espetáculo do sol nascendo no campo geotérmico, esse é o horário que os geisers estão mais ativos. Os raios de sol criam um cenário único. O momento presenciado por lá é um presente por todo o sacrifício de acordar de madrugada e pegar uns -15°.


A entrada no El Tatio é cobrada a parte do valor do tour. Após pagar a entrada, nosso guia nos deixou livres no meio do campo geotérmico e indicou onde seria servido nosso café da manhã, o que nos deu bastante tempo para apreciar, tirar fotos e esperar o espetáculo do nascer do sol. Todas as informações que recebemos sobre o local, foram repassadas pelo nosso guia durante o percurso até lá e uma pequena história e "aula de geografia" após o nascer do sol, caminhando pelo local.


É imperdível? SIM! Como chegamos em San Pedro vindo do Salar de Uyuni, acabamos conhecendo os geisers do salar primeiro e, chegando a San Pedro, decidimos economizar e não fazer o tour do El Tatio. QUE PERCA SERIA! Conversamos com um dos atendentes da Flamingo e tomamos a maravilhosa decisão de incluir esse passeio no roteiro e, sério, NÃO ABRAM MÃO DELE.

LEIA MAIS: San Pedro de Atacama: Como chegar, agências, valores e horários


A EXPERIÊNCIA | Estivemos presentes em meio a um fenômeno natural, pegamos o exato momento em que a luz do sol nascendo apareceu atrás daquele mar de fumaça e o cenário era cinematográfico. E acredite, por mais que você ache as fotos bonitas, elas não conseguem descrever a magia daquele lugar.


Tomamos café no frio de 11 negativos, atrás das montanhas e os raios solares iluminaram tudo. Fomos para o meio daquela paisagem inexplicável de tão linda. Esse foi um dos momentos mais arrepiantes da minha vida. Após o nascer do sol, já comecei a me sentir mais aquecida e nesse momento o café foi servido.

Na pequena mesa montada em frente aos geisers: Café, leite, chás, iogurte, torradas, pães, presunto, queijo, frutas e biscoitos...humm… Tudo muito bom!! E claro que tomar uma café da manhã em um campo de geisers ativos não é todo dia. Depois de comer ainda tivemos mais um tempo de curtir o local. Bem do nosso lado tinha um geiser jogando água com toda força. Foi incrível ver de perto esse fenômeno da natureza.


INFORMAÇÕES | 

Quanto custa em média? Entre 15.000 e 80.000 pesos chilenos.
Pagamos: 18.000 cada uma.
Que horas? Saídas 5h e retorno 12h em San Pedro
Nossa agência: Flamingo


  • O que levar?
    Roupas bem quentes para temperaturas negativas
    Luvas
    Calçado impermeável
    Água
    Protetor solar e hidratante labial
  • DICA: Algum lenço que cubra seu rosto e proteja do vento pois pode causar ressecamento da pele e dos lábios.
LEIA MAIS: Onde ficar no Deserto do Atacama? Nosso hostel e dicas

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.