Rio de Janeiro além das praias: Morro do Vidigal

O Vidigal é uma das favelas mais conhecidas do Rio de Janeiro. O Morro do Vidigal fica em São Conrado, na zona sul do Rio de Janeiro, e é um local considerado privilegiado devido à tranquilidade e a bela paisagem apreciada do alto.

Entrada do Vidigal

Atualmente, é a favela com mais movimento de turista da cidade. Repleta de restaurantes, bares, festas, se transformou em um dos pontos tradicionais da zona sul carioca. Um lugar onde o turista pode vivenciar as tradições da favela, perceber a cultura local e se encantar com a simpatia dos moradores e comerciantes.

Eu, pessoalmente, amo o Vidigal, um lugar que tem sua magia, onde a galera é despojada, cheia de garra e vontade. Um lugar onde todos se cumprimentam e se conhecem. Inclusive, o melhor açaí que já comi na minha vida foi lá. A variedade gastronômica sempre me chama atenção, em uma rua pequena, você encontra churrasquinho, galeto, feijoada, crepe... Não tem como descer da trilha do Morro Dois Irmãos e não parar para fazer um lanche.

O melhor açaí da vida e um carro pelo qual fiquei apaixonada.
O Vidigal por si só já vale a pena ser visitado, é o Bar da Lage com sua vista privilegiada e funk rolando, o teatro Nós do Morro com muita arte para mostrar, o mirante do Arvrão, o Morro dois Irmãos...

Morro Dois Irmãos visto das praias do Leblon e Ipanema.

O Morro Dois Irmãos é uma formação rochosa com aproximadamente 533 metros de altitude. Para chegar ao ponto mais alto do morro, é preciso realizar uma trilha bastante recompensadora. Logo no primeiro mirante, é possível ver toda a grandeza de uma das maiores favelas da América Latina, a Rocinha.

Continuando a caminhada, existe outro mirante que nos permite apreciar uma belíssima vista da Pedra da Gávea e da Pedra Bonita, além da Serra da Carioca e do Corcovado. O passeio segue até o cume do Irmão Maior, de lá é possível avistar toda a Zona Sul carioca, de Botafogo ao Leblon. É, sem dúvida, uma das melhores vista da cidade do Rio de Janeiro.

Thaís no Morro Dois Irmãos

O Morro Dois Irmãos tem esse nome porque a rocha se divide em duas, formando o Irmão Maior e o Irmão Menor. Por incrível que pareça, é mais fácil chegar até o topo do Irmão Maior que o do Irmão Menor. Já me perguntaram por onde temos acesso ao morro menor, mas até agora não ouvi falar de um caminho que levasse até lá, vou continuar buscando e se houver eu posto aqui com certeza.

O percurso da trilha tem mais ou menos 1,6km de distância até o cume. Aconselho subir até o inicio da trilha de moto táxi e descer a pé para conhecer melhor o local. É bom subir de automóvel para chegar mais rápido e não cansar antes mesmo de realizar a trilha. E caso queira ir com mais tranquilidade e escutando um pouco sobre a historia do lugar, explicações sobre o que podemos avistar nos mirantes, aconselho contratar um passeio guiado, não é caro e vale muito a pena.

Dentro da Favela do Vidigal, também encontramos o Parque Natural Municipal do Penhasco Dois Irmãos. É um parque grande ocupando uma área total de 39 hectares. Muito utilizado para ensaios fotográficos, já que sua vista da orla do Leblon é maravilhosa. Criado em 1992 e ainda é pouco conhecido tanto pelos cariocas quanto pelos turistas.

O Parque também possui áreas para piquenique, um pequeno teatro de arena, quadra de futebol, parquinho para crianças e sete mirantes que dão vista para o Cristo Redentor, o Arpoador e as praias de Ipanema, Leblon e São Conrado. Em 2011 o parque se tornou autônomo energeticamente, graças à instalação de painéis de energia solar.

Moto Táxi no Morro do Vidigal

Então galera, o recado foi dado! Conheçam esse lugar maravilhoso que me apaixonei desde a primeira vez que fui, e caso você vá para trilhar, não se esqueça de visitar o comércio local e socializar.  O Vidigal é um lugar legal demais para você só ir a trilha e voltar. É lindo de ver, rola muitas fotos legais também. Sinta o lugar, não apenas passe.

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.