Um dia em Santa Teresa, no Rio de Janeiro: Roteiro e informações

Santa Teresa ou apenas "Santa" para os mais íntimos, é um bairro da cidade do Rio de Janeiro localizado em uma serra entre a zona sul e a zona central. Repleto de museus, casas históricas, lojinhas de artesanatos e bares super charmosos, é o único bairro carioca que manteve o bondinho como meio de transporte, um ponto turístico a parte.


Aos cariocas de plantão que nunca visitaram o lugar, nós super indicamos o passeio! E aos que estão de passagem, não deixem de separar um dia somente para Santa.

COMO CHEGAR | São muitos ônibus que ligam pontos da cidade ao centro, mas para mim, o melhor acesso é via metrô, podendo desembarcar nas estações Cinelândia ou Carioca, ponto mais próximo do bondinho. Nós gostamos é disso, passeios acessíveis e baratinhos.


ESCADARIA SELARÓN | Nosso primeiro ponto são os famosos degraus de Jorge Selarón, um artista chileno erradicado no Brasil. Tudo começou quando o artista resolveu reformar a escada em frente a sua casa decorando com azulejos amarelos, azuis e verdes. Hoje, o local recebe diariamente diversos turistas e já foi cenário de alguns clipes internacionais.

O melhor horário para visitar a escadaria é o da manhã pois depois de 12h, muitas pessoas começam a passar por ali, o que dificulta bastante aquela típica foto nos degraus.

Endereço: Rua Joaquim Silva - Centro


PARQUE DAS RUÍNAS | Subindo a escadaria Selarón até o final, você chega ao Parque das Ruínas. O local foi mansão de Laurinda Santos Lobo, sobrinha e herdeira de Joaquim Murtinho Nobre, Ministro da Fazenda do governo Campos Sales. Naquela época, a residência era cenário de shows e apresentações intimistas de artistas nacionais e internacionais como Villa Lobos e Tarsila do Amaral. Hoje, o palacete totalmente reformado, é palco de diferentes formas de expressões artísticas como as artes visuais, as artes cênicas, a música, a dança e o cinema.

Endereço: Rua Murtinho Nobre, 169 - Santa Tereza
O Parque está aberto de terça a domingo, de 8h às 20h, e a entrada é gratuita.


MUSEU DA CHÁCARA DO CÉU | Com uma vista incrível da Baía de Guanabara e do aeroporto Santos Dumont, o Museu da Chácara do Céu foi uma das residências de Castro Maya, um empresário brasileiro e famoso colecionador de arte. Hoje, o local funciona como cenário para exposição de parte da coleção do empresário, e conta com um enorme jardim ligado ao Parque das Ruínas, logo ao lado.

Vale a pena conhecer o lugar, a história e passear pelo jardim do museu, que é muito bonito e bastante tranquilo. A primeira vez que estivemos por lá, ficamos horas sentadas no banquinho observando os aviões decolando, curtindo o vento no rosto e admirando a paisagem.

Endereço: Rua Murtinho Nobre, 93 - Santa Teresa
O Museu está aberto diariamente, exceto às terças, das 12h às 17h. A entrada custa 6 reais (inteira) e 3 reais (meia). Nas quartas, a entrada é gratuita.


O BONDINHO | Depois de 4 anos sem funcionar, o bondinho voltou para o bem geral e nossa alegria. Eu, particularmente, sou fã desse meio de transporte e acho um charme subir e descer as ladeiras de Santa por ele. Um pouco diferente de antes, atualmente, o bondinho cumpre apenas uma parte do seu caminho e, para subir a partir da estação principal, a passagem custa 20 reais. Se não tiver como pagar esse valor, a dica aqui é uma só, suba pela escadaria Selarón ou de ônibus e desça de bondinho pois: DESCER É DE GRAÇA!

Endereço: Rua Lélio Gama, 2 - Centro (próximo a estação de metrô Carioca)
O bondinho funciona de segunda a sexta, de 8h às 17h45 e aos sábados, de 10h às 18h.

De viagem marcada para o Rio de Janeiro? Faça sua reserva pelo Booking.com
Leia mais sobre o que fazer no Rio de janeiro

2 comentários:

  1. Olá, tudo bem?
    Moro no Rio faz quatro anos e ainda não pude conhecer o bairro de Santa Teresa. Na verdade, eu achava que era um lugar difícil de chegar, mas seu post me fez perceber o quanto eu estava errada. O parque das ruínas parece lindo e andar de bondinho deve ser muito divertido.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Amei o post e fiquei louca para conhecer o Santa Tereza.
    é um passeio cultural e tanto, gostaria muito de visitar a escadaria de Selarón.
    Esse Parque das Ruínas e o Museu da Chácara do Céu parecem encantadores!
    Bjinhos,
    www.prosaamiga.com.br

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.